sobre


O Química Sustentável foi desenvolvido com o objetivo de mostrar como a química está contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento sustentável.

O esgotamento dos recursos naturais, bem como o excessivo consumo de bens e a produção de resíduos têm contribuído para o atual panorama de desequilíbrio ambiental.


Fica evidente a necessidade de uma reflexão crítica e mudança de hábitos e atitudes a fim de garantir a sustentabilidade dos recursos naturais de nosso planeta. Neste sentido, o Blog Química Sustentável foi criado por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, sob supervisão de professores do mesmo instituto, com o objetivo de sensibilizar os demais alunos e a população em geral para uma leitura crítica de seus hábitos, por meio da divulgação de atitudes e práticas, pesquisas, avanços científicos e informações que privilegiem a formação de cidadãos conscientes para a construção de uma sociedade sustentável.

TRABALHOS PARALELOS


Atualmente o blog QS realiza pesquisas no Laboratório Multidisciplinar de Gerenciamento de Resíduos - IFRJ com alunos bolsistas do Programa de Formação de Recursos Humanos Petrobras - PFRH. Todas as pesquisas estão voltadas para o desenvolvimento sustentável. Para saber mais sobre os trabalhos realizados no laboratório, basta acessar nossa página de artigos científicos.

PRÊMIOS


Recentemente conquistamos o 1º lugar no Concurso "O Legado Rio + 20: Que Futuro Queremos?", realizado pela Sociedade Brasileira de Química.

Fomos contemplados com o 1º lugar no Green Nation Fest, como melhor blog, votado pelo Júri Oficial que contou com diversos especialistas da área e atores renomados.

Tivemos nosso projeto aprovado para apresentação de pôster nos congressos ENEQ (Encontro Nacional de Ensino de Química) e CONNEPI (Conselho Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação).