Etanol da beterraba. por Ana Paula Silva.

domingo, março 04, 2012

Já existe na Europa uma decisão em aumentar o uso de energia renovável, um dos produtos que tem sido muito estimulado é o etanol. A fabricação do combustível é baseada na fermentação de um suco doce extraído da beterraba branca, muito cultivada na França. Depois de pronto o etanol é misturado na gasolina na proporção de 7%.


Além do etanol combustível, também pode se fabricar outros tipos de álcool de beterraba. Esses produtos entram na elaboração de perfume, bebidas e também na indústria química e farmacêutica.

A França, líder da União Européia na tentativa de incrementar o uso do etanol, produziu mais de 750 milhões de litros do etanol de beterraba e de trigo.

Juntos, todos os países empenhados na produção de etanol já produziram o suficiente para deslocar aproximadamente 2% do consumo de gasolina.

E para nossa felicidade, este projeto realizado na França foi inspirado no processo de obtenção do etanol, a partir da cana-de-açúcar, realizado pelos brasileiros.

O processo do etanol feito pela beterraba:

1ª parte: O açúcar é exposto a uma solução de fermentação transformando-se em Etanol

2ª parte: O açúcar passa pela destilação normal para fins alimentícios ou por destilação fracionada para fazer combustível.

Segue um vídeo muito bacana explicando como é o processo de fermentação e destilação, só para vocês terem uma idéia de como ocorre estes processos, em uma aula prática, mas é claro com uma proporção maior e uma tecnologia bem mais avançada, necessária para este projeto.



CURTA A PÁGINA DO QUÍMICA SUSTENTÁVEL